sábado, 2 de outubro de 2010

              





SEMANA NACIONAL DE 
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

"Ciência para o desenvolvimento sustentável"

Apresentação

     Desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo (1972), se comemora o Dia do Meio Ambiente no dia 5 de junho. Naquela época, a questão ambiental emergia na agenda de temas mundiais, como resultado de desastres ecológicos, mas, sobretudo alicerçada em um crescente movimento social que exigia mudanças no modo de produzir e consumir. Estava-se vivendo o final dos "30 anos gloriosos" que se seguiram ao pós-segunda guerra mundial. As indústrias estavam crescendo, o consumo massificava e parecia que os recursos naturais eram infinitos. O Brasil, em fase de desenvolvimento, não fugiu a esse padrão.
O município de Zé Doca enfrenta vários problemas sócio-ambientais tais como a não cobertura integral do sistema de abastecimento de água, devastação de suas florestas devido ao modelo governamental implantado na década de 1970, ausência de sistemas de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos e a pobreza que pode ser representada pelo baixo índice de desenvolvimento humano, similar a países subdesenvolvidos.
Diante disso, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Zé Doca irá realizar no período de 18 a 20 de Outubro de 2010 a Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia, com o tema “Ciência para o desenvolvimento sustentável, a fim de discutir os principais problemas ambientais que estamos enfrentando atualmente, tanto em esfera global quanto local e buscando, através do desenvolvimento de novas tecnologias e diagnósticos sócio-ambientais alternativas que visem a promoção da tão almejada Sustentabilidade Ambiental.

Agradecimentos

Aos servidores e alunos do IFMA - Campus Zé Doca, pela presença e participação; 
Ao Diretor Geral, Chefes de departamentos e servidores do IFMA; 
A Comissão organizadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia;
A todos os demais que contribuíram direta e indiretamente com o evento. 

Realização
Ivaldo José da Silva
Diretor Geral
Campus Zé Doca
Francisco Nivaldo Monteiro Cardoso
Diretor de Desenvolvimento de Ensino
Campus Zé Doca

Anselmo Alves Neto
Diretor de Planejamento e Gestão
Campus Zé Doca

0 comentários: